Na manhã de terça-feira (16), dois homens foram presos em flagrante após tentarem aplicar um golpe conhecido como “golpe do caixa eletrônico” contra um casal de idosos em Osasco. A ação ocorreu no bairro Mutinga, e contou com a rápida intervenção de agentes do 3º Distrito Policial da cidade (Demacro).
A ocorrência teve início quando os policiais civis realizavam diligências na região e suspeitaram da ação de três indivíduos conversando com um casal de idosos em frente a um caixa eletrônico, na Avenida Presidente Médici, acreditando tratar-se de uma tentativa de golpe.
Ao se aproximarem, os três homens fugiram, mas a equipe conseguiu capturar dois deles. Durante a fuga os suspeitos descartaram diversos cartões bancários (19), que, posteriormente, foram identificados como pertencentes a outras vítimas.
Os investigadores encontraram também registros que associam os autores a outros crimes semelhantes. A dupla detida já havia sido presa por crimes do mesmo tipo.
Após a prisão em flagrante, os agentes formalizaram a acusação de furto qualificado mediante fraude, conhecido como “golpe de caixa eletrônico”. No entanto, apesar dos antecedentes criminais e das evidências, o juiz responsável pelo caso concedeu liberdade provisória aos suspeitos, por considerar que o crime não envolveu violência direta.
Os policiais já obtiveram imagens do circuito de segurança da região, que estão sendo analisadas para identificar e localizar o terceiro autor do golpe. Além disso, a equipe trabalha para apurar a origem dos cartões apreendidos e a possível conexão com outras vítimas.
A Polícia Civil reforça a importância da atenção dos cidadãos para evitar cair em golpes semelhantes, como o que foi frustrado nesta ocorrência.