A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais de Mogi das Cruzes (Demacro), cumpriu, nesta quinta-feira (2), um mandado de prisão temporária, na Rua Apolinário José Luiz de Souza, em Suzano, contra um homem suspeito de integrar uma associação criminosa responsável por crimes de extorsão mediante sequestro e roubo majorado.
A vítima, um idoso de 71 anos, foi surpreendida em sua residência por criminosos armados. Ele foi rendido e levado para um cativeiro em outro município, onde permaneceu sob ameaça, enquanto os sequestradores exigiam o pagamento de R$ 2 milhões em resgate.
Na fase inicial da operação, policiais civis conseguiram efetuar a prisão em flagrante de dois envolvidos, garantindo a libertação da vítima sem que sua integridade fosse comprometida.
Durante a análise de dispositivos eletrônicos apreendidos, os investigadores encontraram diálogos que permitiram identificar outros membros do grupo criminoso, composto por indivíduos com antecedentes criminais, muitos deles com vínculos familiares entre si.
A operação foi conduzida pelo Delegado de Polícia, André Junji Ikari, que destacou a importância da ação para desarticular uma organização criminosa especializada em crimes violentos contra o patrimônio e contra a liberdade individual.