A Polícia Civil de São José do Rio Preto (Deinter 5) prendeu, na segunda-feira (13), oito pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em aplicar o chamado “golpe do falso presente” contra idosos. Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e doze de busca e apreensão em diversos endereços do município.
Durante as investigações, foi apontado que o grupo é responsável por mais de 30 golpes praticados em Rio Preto e cidades vizinhas. O esquema consistia em abordar as vítimas — geralmente pessoas idosas — com a falsa promessa de entrega de um presente. Alegando a necessidade do pagamento de uma “taxa de entrega”, os criminosos utilizavam máquinas de cartão para realizar cobranças indevidas, muitas vezes com valores altos, causando prejuízos consideráveis.
Os agentes apreenderam itens utilizados nas ações fraudulentas, como motocicleta, capacete, bags de entrega, máquinas de cartão e celulares.
A ação é resultado de um trabalho minucioso de investigação que reforça o compromisso da instituição com o combate a crimes de estelionato e a proteção de grupos mais vulneráveis da sociedade.
As investigações continuam para identificar outros participantes e esclarecer completamente a atuação da quadrilha.